sábado, 11 de janeiro de 2014

Passos&Portas dizem sempre meias verdades! Esta é só mais uma.

A operação de venda de dívida desta semana, que segundo o governo&friends, foi um enorme sucesso e a demonstração inequívoca de que o mercado "acredita em nós" e faz parte da estratégia de "libertação da nossa soberania" como adora dizer o manipulador do Portas (o tal das decisões irrevogáveis e do relógio qu conta o tempo que falta para a expulsão da troika).

Frase linda esta se a realidade fosse mesmo assim  mas infelizmente não é!

No dia seguinte a esta operação, onde os juros desceram o que foi incansavelmente propagandeado por Passos e Portas, subiram os prémios de risco da dívida portuguesa em relação à alemã e também no preço dos credit default swaps (cds) a cinco anos para a dívida portuguesa.

"Os mercados" (leia-se os especuladores) têm tanta confiança na capacidade de Portugal satisfazer os seus compromissos que defendem assim os seus investimentos...

Quando os juros baixam os prémios aumentam de imediato para manter o nível de risco intacto!

 Se a nossa dívida não for muito reescalonada será sempre incomportável e um factor de empobrecimento continuado de Portugal.

Passos, Portas e Cavaco sabem disso muito bem mas assobiam para o lado, e continuam com o seu taticismo e demagogia habitual para se manterem no poder e distribuir benesses a rodo!

O nosso grande problema em Portugal é que Seguro, que é um líder tão "instantâneo" como Passos Coelho, provavelmente fará o mesmo pois a corrente social democrata europeia, que o influencia, não tem qualquer solução de fundo para esta questão na Europa (Veja-se a atitude do PS Francês, do SPD Alemão ou dos trabalhiatas Ingleses).

Tem que haver um sobressalto muito forte para que esta gente comece a olhar para os eleitores de outro modo.

Se muita gente votar nas próximas eleições europeias mas não nestes partidos é muito provável que as coisas se alterem.

 
  


Sem comentários:

Enviar um comentário