sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Governo de incompetentes? Não!


Está nos livros que, um país pequeno como o nosso, precisa de produzir produtos de excelência para entrar no mercado internacional, caso contrário nunca conseguirá ser competitivo só pelo preço.

Mas o governo, por ter um ódio visceral a tudo o que de bom o sector público faz e No afã de privatizar e de cortar subsídios, e bolsas de doutoramento, à investigação científica  começou a desbaratar e desconsiderar o prestígio, a eficácia e a qualidade da nossa investigação científica.

Mas um recente relatório da UE contraria as recentes críticas de Passo Coelho à falta de produtividade dos cientistas portugueses em termos de artigos publicados e de patentes registadas, porque as comparações entre regiões portuguesas e europeias "basearam-se no número de publicações científicas e patentes produzidas".
E as áreas referidas são classificadas como os "pontos fortes de Portugal nos domínios científico e tecnológico", acrescentando o documento que "a excelência científica, conforme demonstrada pelo impacto de publicações científicas em termos de citações, continua a ser particularmente elevada nos domínios dos materiais, produtos alimentares, agricultura e pescas, energia, ambiente e transportes".

Em vez de o governo incentivar uma maior ligação das universidades às empresas a única coisa que faz é justificar os cortes com os poucos postos de trabalho que a investigação criou.

E a sociedade civil deu a resposta!

Sete universidades e 18 laboratórios criam Plataforma de Materiais.

Projeto quer transferir em larga escala conhecimento científico e tecnológico para as empresas, é liderado pela Ordem dos Engenheiros e envolve também dez centros tecnológicos.
Temos que ter austeridade mas nada se faz contra os monopólios, a corrupção e a economia paralela.
Apenas se ataca quem trabalha, os pequenos negociados, as pensões e o estado social!

Quando é que este filme de terror, que se chama Passos Coelho e Paulo Portas, acaba?







Sem comentários:

Enviar um comentário