quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Chovem provas de que é mesmo muito urgente travar estes bandidos!

Informa hoje o Expresso
"A Comissão Europeia (CE) multou oito instituições financeiras internacionais num total de 1,7 mil milhões de euros, por participarem em cartéis ilegais no mercados de produtos financeiros derivados, com o objetivo de afetarem de forma artificial duas taxas de juro globais: a Euribor (a taxa de mercado de referência na zona euro) e a Libor japonesa (referência no Japão).".

Leia aqui a notícia  se quer ficar com uma, pequena noção, da dimensão desta fraude.

Quero recordar que existem aqui algumas vertentes que a CE "esquece", na maneira como conduz e conclui todo este processo, como por exemplo:

A) O facto de os bancos criminosos terem chegado a acordo com a CE de um modo extra judicial, e ainda por cima se sujeitando a coimas tão elevadas, é bem demonstrativo da necessidade que eles sentem de esconder a dimensão astronómica, e provavelmente a duração, dos crimes.

B)  Apesar de mais demorada, a condenação judicial destas instituições, também serviria como factor de dissuasão no futuro, pois apuraria responsabilidades (eventualmente meteria gente na cadeia) e as indemnizações seriam certamente muito maiores do que estas coimas.

C) E sobre os danos que estes crimes causaram nos clientes envolvidos, e à credibilidade dos sistemas financeiros dos países onde ocorreram, ninguém fala? Não será possível a instauração de acções colectivas a pedir indemnizações pelos danos causados por tanta ganância?

Assim sim seria feita justiça, que é um bem em vias de extinção!

Sem comentários:

Enviar um comentário